Sua empresa desperdiça oportunidades de vendas?

Há um tempo, em debate com o consultor internacional e referência mundial em Pensamento Lean, Pedro Simão, ouvi uma pergunta que foi responsável por um bom período de silêncio e extensa reflexão sobre o que acontece nos departamentos comerciais das empresas de varejo, especialmente, de automóveis. A questão foi: “qual o maior desperdício em um processo de vendas?”. Na busca de uma resposta, durante aquela pausa, mapeei mentalmente o que acontece na cadeia dos processos de uma venda, desde o [...]

CRM: O que é e como funciona?

Você já se perguntou O que é e como funciona um CRM? O CRM ou (Customer Relationship Management) é um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ainda um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reúne vários processos\tarefas de uma forma organizada e integrada. Como conceito: CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de uma empresa. (Gartner Group) Para auxiliar estas tarefas e rotinas automatizadas é necessário [...]